terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Cubo LED 3x3x3


     Bom conseguir fazer o meu ultimo projeto do ano, consegui fazer o cubo LED. Bom esse projeto tem de vários tamanhos , formas e tipos de LED, no meu caso estou usando nas dimensões 3x3x3 com LED de alto Brilho Azul (os que foram comprado no DealExtreme).

     Nesse projeto usei uma programação demo, que já estava disponibilizada no site do Arduino.cc mas usei essa programação só para conferir se o projeto estava funcionando ou não, logo logo irei postar a minha programação.

Material Usado:
- 27 LEDs;
- 9   Resistores de 220ohm;
- 3   Transistores BC547 (NPN);
- Barra de Terminal Macho;
- Placa Virgem 60x70mm;
- Fio Cabinho;


     Antes de começar, para poder me ajudar na montagem do projeto peguei uma placa pequena e fina  de madeira e fiz os furos para encaixar os LEDs, espacei entre eles 2cm e soldei os anodos (todos os anodos "viram 1 só").



     Necessário fazer isso 3 vezes, lembrando e prestando atenção qual é o anodo do LED, para quem não sabe, o anodo é o terminal maior* e o catodo é o terminal menor*. Cada nível você só liga entre eles o anodo (+). Quando começar a juntar os 3 níveis, ai sim você irá juntar o catodos.



     Recomendo que logo após que terminar de montar o Cubo pegar o multímetro e  colocar na escala de semicondutor (simbolo do diodo) e testar LED por LED. Tem multímetro que faz que o LED acenda quando polarizados corretamente e existe outros multímetros que só mostra um valor no display.
     Após que verificar se está tudo correto, é só colocar na placa de circuito, eu fiz um layout para uma placa 70x60mm, mas como eu tinha retalho usei 80x80mm, bom que sobra uma margem boa para os trilhos.


     Na foto anterior, os componentes deixei virado para baixo, do lado oposto do cobre da placa e os LEDs do outro lado, para poder aproveitar o cobre e escrever como vocês podem ver. O link da programação que usei já disponibilizei no link logo no inicio da postagem, que direciona para o 4shared e baixar uma programação demo (precisa descompactar na pasta Libraries que fica dentro da pasta do programa do Arduino).

Vídeo:
O vídeo ficou um pouco acelerado (causas que não sei explicar)


     Espero que tenham gostado desse projeto, foi o ultimo desse ano agora é só curtir um pouquinho essas ferias que vão ser rápidas, mas em Janeiro já devo ta colocando o novo projeto. Feliz Natal a todos e um Ótimo Ano Novos para vocês. Até mais qualquer duvida já sabem deixem como comentários que responderei o quanto antes.

*Parte da postagem corrigida, grato

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Chegaram os Presentes!

     Bom o Papai Noel chegou mais cedo para mim, rs. Esses presentes recebi do Alexandre Santos e da Desireé que me ajudam e apoiam os meus projetos, agora com isso posso ir mais adiante com eles e colocar mão na massa.

     Esses materiais todos que recebi foram comprados no dealextreme, é um site muito bom e barato, mas como o frete é de graça a entrega demora em média de 2 meses, se vier antes é sorte e se demorar mais que 2 meses é tremendo de um azar mas no final sempre chega, não conheço ninguém que não tenha recebido o que pediu.

O que recebi:

     Também recebi o kit da Modelix Robotics, agora posso também adiantar e muito com os projetos, com essa época de ferias então creio que deve correr tudo tranquilo com os mesmos.

Até...
 
Blogger Templates