sexta-feira, 15 de junho de 2012

Sensor de Proximidade com Infravermelho

     Existem várias maneiras de fazer um projeto para detectar um obstáculo, como já tinha postado antes, um deles foi o sensor de toque. Nesse caso vou mostrar como se faz com sensor infravermelho que, funciona a mesma coisa que um sistema de sensor de luz.

     Bom, no circuito logo a seguir irão ver que possui 2 LEDs IR emissor e 1 LED IR receptor. Os dois emissores mandam a luz infravermelho, caso não tenha obstáculo a frente a luz não irá voltar com intensidade, caso tenha um obstáculo a frente a luz que foi emitida irá ser refletida e o receptor fará a leitura. Quando o obstáculo fica mais próximo, maior será o valor da leitura no Arduino.

Esquema:
Houve um erro na imagem a ordem fica: 5v, GND e Sinal
     Na programação vou usar um exemplo quando houver algum obstáculo, acenderá um LED. Bom que com esse projeto é bem semelhante ao sensores como Sharps que são bem carinhos.

Programação:
int sensor = 0;
int valor = 0;
int led = 13;
void setup()
{
  pinMode(led, OUTPUT);    //Especifiquei que LED é saída de dados
  Serial.begin(9600);      //Taxa de dados 9600 bps (bytes por segundo)
}
void loop()
{
  valor=analogRead(sensor);//Preparando o sensor, dizendo que a leitura pertence ao valor
  Serial.println(valor);   //Linha que expressa para mostrar o valor do sensor no Monitor Serial
  if(valor > 200)          //Condição que se o valor for maior que 200
  {
    digitalWrite(led, HIGH);//LED fica acesso
  }
  else                      //Caso contrario,
  {
    digitalWrite(led, LOW); //LED fica apagado
  }
}

Vídeo:
O vídeo está sendo editado, mas logo será postado

     Bom, espero que tenham gostado, qualquer duvida já sabem só comentar. Até mais...

segunda-feira, 11 de junho de 2012

g-Duino

     O g-Duino (G é de Gravidade e o duino vem do Arduino) é um projeto desenvolvido pela turma da Robótica da Ferreira Viana e foi feito para ser um instrumento de física que consiste em achar a gravidade local do instrumento. Como todos já sabem 9,81m/s² é a gravidade do nível do mar e muitas escolas arredondam para 10m/s², quanto maior a altura menor vai ser a gravidade, logo esse arredondamento seria do nível abaixo do mar.

     Não irei posta a programação e nem o esquema elétrico pois esse projeto é próprio e a minha equipe vamos utilizar esse instrumento para próximos eventos. A placa já foi toda customizada e guardada dentro de uma caixa patola, sendo que só o display que fica para fora.


Vídeo:
O vídeo está sendo editado, logo será postado

quinta-feira, 7 de junho de 2012

ArduBlock

     Bom essa extensão do IDE é bom para quem está começando a programar com o Arduino, pois a sua programação e desenvolvida em blocos mas podendo gerar o código no final. Primeiramente download da extensão do ArduBlock.

     Primeiramente você tem que saber aonde que o IDE criou uma pasta para salvar as programações para isso, você abre o programa -> Arquivo -> Preferencias e pronto, irá abrir uma janela logo de cara mostra onde fica essa pasta no qual deve ser colocado o ArduBlock:


     Apos saber aonde fica salvo as programações, necessário ir ate essa pasta e criar outras pastas nele mas com a ordem e o jeito de escrever certo:
- 1º criar uma pasta chamada tools dentro do Arduino;
- 2º criar uma pasta chamada ArduBlockTool dentro do tools;
- 3º criar uma pasta chamada tool dentro do ArduBlockTool;
- 4º salvar o arquivo dentro dessa ultima pasta...

     Depois de ter feito isso, abre o IDE vai em ferramentas do programa e terá um novo icone do Ardublock, clique nele e comece a programar por blocos para o Arduino


     Espero que tenham gostado dessa novidade, facilita muito para quem está passando do kit LEGO para o Arduino ou para quem está realmente começando com programação. Até mais...
 
Blogger Templates