segunda-feira, 20 de abril de 2015

Vaquinha Projetos

     Fala pessoal, estou aqui para repassar 2 links, que são vaquinhas para ajudar a montar e finalizar meus projetos e com isso possa repassar todo conhecimento a vocês.

Vaquinha para ajudar na finalização do Drone, ainda falta algumas peças para coloca-lo voando!!!

Vaquinha para ajudar a iniciar projeto do Carrinho preparando para competir na OBR em diversas modalidades e outros campeonatos!!!

     Obrigado pessoal, até proximos projetos

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Quadricoptero - Parte 2

     Fala pessoal, hoje irei fala mais do projeto ensinando como fazer testes, balancear, calibrar e posicionamento das hélices e sentindo de rotação.
     Não tenho vídeos próprios mas irei postar vídeos que explicam sobre o assunto. 


-Balancear Hélices
     Porque balancear as hélices? Sem o balanceamento pode influenciar na estabilidade do projeto, o drone pode começar a puxar para o lado ou para algum sentido. No balanceador, a hélice tem que ficar completamente na horizontal, caso tenha algum desnível precisa balancear.
     Como balancear? Bem simples, no meu caso e que pesquisei na internet, cortei várias tiras de fita isolante bem pequenos e fui colocando na hélice que estava mais alta até nivelar.



Existem vários modelos de balanceador com vários preços

-Calibrar os ESC
     É necessário calibrar os ESC para reconhecer o valor máximo e o valor mínimo de leitura do controle, toda vez que mudar o receptor é necessário calibra-lo novamente. Não só com controle, até fazendo teste usando potenciômetro ou utilizando um servo test precisa calibrar, como mostra no vídeo abaixo.



-Tipos de Hélices e Sentidos de Rotação
     Numa explicação bem clara, o motor com a hélice tem que pegar o ar que fica em cima e jogar para baixo para que possa começar a levantar vôo, mas precisamos saber que cada motor precisa rodar num sentido (de acordo com a hélice) para ficar estabilizado no ar, caso contrario irá subir "rodopiando".
     A imagem abaixo ilustra o sentido dos motores para um quadcopterto, mas cada drone com quantidade de motores diferentes tem uma montagem nesse aspecto. 


No meu caso, estou usando o QUAD X
     No Quadcoptero é necessario usar 2 pares de pas, cada par possui hélices com sentidos oposto uma das outras (CW e CCW, sigla ingles que e sentido horário e sentido anti-horáio), com isso junto ao motor que irá puxar o ar de cima e jogar para baixo


-Baterias
     Não tem muito o que explicar nas baterias e sim para prestar atenção que também existe uma ligação entre os ESC e o modelo de bateria. Precisa prestar atenção a especificação do ESC com qual bateria é compatível pela quantidade de celulas que a mesma possui.

     Bom pessoal, qualquer duvida só deixar comentário que responderei o mais rapido possivel. Com drone não sou nenhum expert mas estou tentando aprender o maximo para passar para vocês. Espero que tenham gostado e até a proxima
 
Blogger Templates