terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ponte H com Transistor

     Existem vários tipos de pontes H feitos com CI (Circuitos Integrados) que conheço é o L293D (que usei no meu motorshield), L293B e o L298 (esse CI aguenta mais potencia que os outros dois) mas existem outros tipos de CIs.

     Também pode fazer com transistor, com esse componente tem vários tipos de montagens usando só transistores NPN ou só PNP ou mistura (dois de cada). Para montar a ponte H com transistores é necessário de 4 componentes para acionar 1 motor.

 Nessa postagem fiz em uma única placa 2 ponte H usando transistores TIP 120, usei total de 8 transistores e 8 resistores, para proteger o circuito.
     Os transistores são utilizados para ser usamos como amplificadores ou interruptores de sinais elétricos, nesse caso estou usando como interruptor para poder controlar o sentido em que o motor roda. O TIP120 é um transistor DARL que suporta até 100v, 5A e 65W.

Circuito eu pesquisei no google e encontrei esse e funcionou perfeitamente:



     O circuito mostra para ligar apenas um motor, o layout do lado é no caso 2 ponte H, para ligar 2 motores como se fosse o CI.

Fotos:

Vídeo:

11 comentários:

Unknown disse...

Olá, sou iniciante em eletrônica. Montei o circuito na protoboard, como descrito, mas não funcionou. Pode me ajudar?

Valeu!

Eduardo Almeida disse...

Olá Cassio Shiomi, primeiramente desculpa a demora da resposta do comentário.

Seria ideal você entrar em contato comigo em PVT para saber melhor como você montou no protoboard, a unica coisa que vem na mente no momento como você é iniciante seria que talvez tenha trocado os terminais do transistor (cada transistor tem os terminais diferente, base, coleto e emissor, mudam as ordens).

kurumim disse...

Vlw cara ..obrigado!!

Unknown disse...

transistor DARLINGTON !!

Marcos Vinicius disse...

Poderia reupar as imagens que estão faltando?

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Gisa Lua disse...

Marcos vinícuis, as 2 imagens quebradas mostram apenas a disposição de um transistor npn e pnp e pinagem do tip120... isso você encontra fácil na net (não atrapalha nada a explicação da postagem.

Unknown disse...

Valeu jovem ! To querendo fazer uma réplica de um rover da NASA e eu havia utilizado um L293D, mas pelo fato de o motor puxar muita corrente o ci esquentava. No meu caso utilizei tip 122 e deu certo. Obrigado !

wiliam 2s disse...

E ai galera sou iniciante na eletrônica projetei uma mão biônica mais um dos cinco motores de vez em quando fica recebendo pulso e eu queria eliminar isso sera que se eu colocar um filtro melhora ?

Unknown disse...

Boa tarde amigo, estava assistindo o vídeo no youtube sobre a construção da ponte H, achei muito interessante, parabéns!
procuro algo parecido com esta ponte.
Estou montando um segway e gostaria de ligar 2 motores de 24v 250w 14A.
Você possui algum esquema de ponte H que suporte estes motores?
obrigado.

Unknown disse...

e ai meu amigo!!! muito boa sua explicação!!! então..fiz o circuito tudo certinho...estou alimentando o circuito com uma bateria de 11,1 v para RC... só que quando aciono o motor eles giram devagar...como se o circuito estivesse sugando toda minha corrente..saberia resolver isso? aguardo sua resposta..desde já agradeço..

Postar um comentário

 
Blogger Templates