terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Cubo LED 3x3x3


     Bom conseguir fazer o meu ultimo projeto do ano, consegui fazer o cubo LED. Bom esse projeto tem de vários tamanhos , formas e tipos de LED, no meu caso estou usando nas dimensões 3x3x3 com LED de alto Brilho Azul (os que foram comprado no DealExtreme).

     Nesse projeto usei uma programação demo, que já estava disponibilizada no site do Arduino.cc mas usei essa programação só para conferir se o projeto estava funcionando ou não, logo logo irei postar a minha programação.

Material Usado:
- 27 LEDs;
- 9   Resistores de 220ohm;
- 3   Transistores BC547 (NPN);
- Barra de Terminal Macho;
- Placa Virgem 60x70mm;
- Fio Cabinho;


     Antes de começar, para poder me ajudar na montagem do projeto peguei uma placa pequena e fina  de madeira e fiz os furos para encaixar os LEDs, espacei entre eles 2cm e soldei os anodos (todos os anodos "viram 1 só").



     Necessário fazer isso 3 vezes, lembrando e prestando atenção qual é o anodo do LED, para quem não sabe, o anodo é o terminal maior* e o catodo é o terminal menor*. Cada nível você só liga entre eles o anodo (+). Quando começar a juntar os 3 níveis, ai sim você irá juntar o catodos.



     Recomendo que logo após que terminar de montar o Cubo pegar o multímetro e  colocar na escala de semicondutor (simbolo do diodo) e testar LED por LED. Tem multímetro que faz que o LED acenda quando polarizados corretamente e existe outros multímetros que só mostra um valor no display.
     Após que verificar se está tudo correto, é só colocar na placa de circuito, eu fiz um layout para uma placa 70x60mm, mas como eu tinha retalho usei 80x80mm, bom que sobra uma margem boa para os trilhos.


     Na foto anterior, os componentes deixei virado para baixo, do lado oposto do cobre da placa e os LEDs do outro lado, para poder aproveitar o cobre e escrever como vocês podem ver. O link da programação que usei já disponibilizei no link logo no inicio da postagem, que direciona para o 4shared e baixar uma programação demo (precisa descompactar na pasta Libraries que fica dentro da pasta do programa do Arduino).

Vídeo:
O vídeo ficou um pouco acelerado (causas que não sei explicar)


     Espero que tenham gostado desse projeto, foi o ultimo desse ano agora é só curtir um pouquinho essas ferias que vão ser rápidas, mas em Janeiro já devo ta colocando o novo projeto. Feliz Natal a todos e um Ótimo Ano Novos para vocês. Até mais qualquer duvida já sabem deixem como comentários que responderei o quanto antes.

*Parte da postagem corrigida, grato

19 comentários:

capiroto3000 disse...

sua explicaçao esta incorreta pois os anodos ds leds sao positivos e por isso tem a ponta maior e o katodo é negatido sendo a ponta menor..

Eduardo Almeida disse...

Obrigado por observar capiroto3000... Para quem faz técnico eletrônico no inicio e uma confusão grande entre os terminais mas também um erro considerável.

Corrigi agora o post. Desculpa pelo meu erro e obrigado por corrigir.

Anônimo disse...

Amigo, acho que sua definição de placa de 60x70mm ta errada, não existe placa desse tamanho.

Anônimo disse...

Amigo, quando você liga todos os anodos, forma uma espécie de quadrado, porém, fica um lado faltando ser ligado onde só existem catodos.. o que você faz com esse lado?

Anônimo disse...

Outra coisa amigo, gostaria que você mostrasse a montagem da placa para controlar os LEDS. Ali em cima tem apenas a foto do circuito impresso.

Eduardo Almeida disse...

Dey Neto... bom em relação a placa 60x70mm está certo quando você corta a placa nas dimensões que você queira, no meu caso foi esse... Comercialmente só vende placas com as dimensões de 5, 10, 15, 20, 25 e 30 (maior do que isso nunca vi em loja física).

Para o anodo que fica sobrando, você liga ele em outro terminal do anodo... os Anodos todos são comuns isso em cada nível ("horizontal"), em cada plataforma ("vertical") você vai ligar os catodos em comuns.

O que faz os controles de cada plataforma com os níveis são 3 transistores (um para cada nível). No momento não tem como colocar uma outra foto detalhando o projeto, qualquer coisa manda um e-mail em PVT e assim que consegui retornarei...

Espero que tenha entendido...

Unknown disse...

Amigão teria como vc disponibilizar o projeto ( circuitinho), pois eu tenho o arduino e uma plaquetinha ja perfuradas, dai eu nao iria fazer na placa grato..
meu email é projetos.vomiero@yahoo.com

Anônimo disse...

Amigo, você poderia disponibilizar o programa feito no arduíno para o controle dos LEDs?
Obrigado!
e-mail: eder_beardi@hotmail.com

tiago pereira disse...

pode enviar o circuito e o programa
tyago_12345@hotmail.com

obrigado

Unknown disse...

Você poderia me mandar a programação que você utilizou no arduino?
email: murillo_magan@hotmail.com

Obrigado!

Clóvis disse...

Eu tenho o UNO r3, funcionará da mesma forma?

Você poderia me mandar a programação que você utilizou no arduino?

email: clovis.gueno@gmail.com


Obrigado!

Unknown disse...

Tambem tenho interesse na programação, pode me enviar?

Email: jean.nascimento@me.com

CNC disse...

Eduardo,

Como é feita a ligação da placa de leds no arduino ??????? Qual a pinagem que não mostra....tem o esquema ??????

Unknown disse...

Se é ; "NO FINAL DA PROTOBOARD, NÃO SERIA NO FINAL DA PROTOBOARDA". ou "NO FINAL DO PROTOBOARD". E NÃO SERIA RESISTOR INVES DE RESÍSTOR. Sou técnico em Eletrônica e a primeira vez que vejo assim!

Unknown disse...

e os codigos amigo? pode mandar por e-mail? vlww

Alessandro Iagame disse...

Caro colega , poderia me enviar o diagrama da placa e ligação da mesma ao Arduino ? Meu e-mail é aiagame@hotmail.com

Unknown disse...

Amigo vc faz ideia de como eu posso escrever no cubo led e se tem alguma programação pronta (sketch) se possivel responda no meu email natan.paranaiba@hotmail.com

Unknown disse...

Amigo favor enviar o circuito eo programa ! Muito bom o post!
carlos.bortoluci@hotmail.com

nona disse...

O vídeo está dando erro. Pode enviar o link novamente?

Postar um comentário

 
Blogger Templates