segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Modulo Bluetooth

     Bom pessoal agora estou começando a fazer projetos de automação. Usando já os presentes que recebi o modulo Bluetooth e o Bluetooth USB e é necessário de um software livre para esses dispositivos que no meu caso estou usando o BlueSoleil, esse link é uma versão antiga e funcionou perfeitamente, existe versões mais atualizadas mas dava erro ou era pago.

     Antes de mais nada vamos saber o que é Bluetooth? Bluetooth é um dispositivo que conecta e  troca informações com outros aparelhos, celular, notebook, impressoras, vídeo games, etc.

     Bluetooth é um protocolo padrão de comunicação primariamente projetado para baixo consumo de energia com baixo alcance, (dependendo da potência: 1 metro, 10 metros, 100 metros) baseado em microchips transmissores de baixo custo em cada dispositivo.
     O Bluetooth possibilita a comunicação desses dispositivos uns com os outros quando estão dentro do raio de alcance. Os dispositivos usam um sistema de comunicação via rádio, por isso não necessitam estar na linha de visão um do outro, e podem estar até em outros ambientes, contanto que a transmissão recebida seja suficientemente potente.

     O modulo e o USB que recebi foi idêntico a esses: Módulo e USB e foi necessário fazer uma plaquinha para poder soldar e adaptar o Bluetooth no Arduino, preferir fazer a placa como externa e não como Shield. O layout da placa foi feita na mão e por isso que não da para colocar aqui no blog.
     Serão usado apenas 4 terminais desse módulo, o Tx que é o terminal 1, o Rx que é o terminal 2, o Vcc que é o terminal 12 e o GND que é o terminal 13. Necessário prestar atenção se o Bluetooth precisa de uma tensão de 5v ou de 3,3v, no meu caso 3,3v.
     Para ligar  esse dispositivo no Arduino, precisa prestar atenção também em Ligar o Tx do módulo ao Rx do Arduino, o Rx do módulo ao Tx do Arduino e a tensão de entrada do módulo e GND.

     Na programação, qualquer dispositivo que trabalhe com Rx e Tx não precisa de biblioteca, assim a programação fica mais fácil de entender e fazer também.
     Para testar a minha programação usei a programação do controle pelo teclado com os relés. Para criar uma programação precisa usar o Serial.available() que serve obter a leitura de bits para a leitura da porta serial e o Serial.read() que lê a entrada de dados do serial.

Como Saber a porta do Modulo Bluetooth:

Vídeo:
Logo postarei o vídeo com o projeto descrito.

4 comentários:

Diego Miguel Halcsick disse...

Boa tarde,

Primeiramente parabéns pelo post, me ajudou muito.
Como eu faço para configurar o módulo e como faço a ligação com o computador para mandar os comandos AT?

Obrigado.

Eduardo Almeida disse...

Olá Diego, bom primeiramente desculpa pela demora da resposta.
Para configurar o módulo Bluetooth no Arduino você primeiro precisa ligar ele ao Arduino (mas antes passando a programação para a placa sem o módulo), após ter passado a programação, você liga o Tx do Bluetooth no Rx do Arduino, o Rx do módulo no Tx do arduino, GND com GND e Vcc do modulo na tensão necessária que vem do Arduino e ligar o arduino por uma fonte externa.

Após ter feito isso, você vai no programa bluesoil e faz a pareação do módulo ao computador (mas o computador precisa um Bluetooth USB ou já integrado na maquina), pareou até ai está tudo ok. Com isso você descobre qual é a porta em que está sendo utilizado, como foi explicado na postagem logo acima, com essa porta você seleciona no programa do Arduino 1.0 a porta (não é mais a porta que a sua placa fica no computador e uma nova porta, que no meu caso pelo bluetooth é o COM8 e sem o bluetooth é o COM4) e a partir dai é só fazer os comandos.

Espero que tenha ajudado em algo (foi de acordo que entendi com a sua pergunta) em relação ao comando AT, não entendi muito bem isso e lhe peço que possa explicar direito.

Qualquer duvida, é só comentar.
Grato,

James Araújo disse...

Olá Eduardo Almeida,

Recebi hoje o modulo bluetooth e o arduino, minha dúvida é na comunicação do módulo com o arduino.

Ligo diretamente TXbt<->RXavr, RXbt<->TXavr GNDbt<->GNDavr e VCCmd+resistro<->VCCavr?

Grato,

James Araújo.

Eduardo Almeida disse...

Correto James, o resistor é mais para proteção ao modulo Bluetooth, eu no meu caso não usei... Mas está corretíssimo.

Postar um comentário

 
Blogger Templates