quarta-feira, 15 de abril de 2015

Quadricoptero - Parte 2

     Fala pessoal, hoje irei fala mais do projeto ensinando como fazer testes, balancear, calibrar e posicionamento das hélices e sentindo de rotação.
     Não tenho vídeos próprios mas irei postar vídeos que explicam sobre o assunto. 


-Balancear Hélices
     Porque balancear as hélices? Sem o balanceamento pode influenciar na estabilidade do projeto, o drone pode começar a puxar para o lado ou para algum sentido. No balanceador, a hélice tem que ficar completamente na horizontal, caso tenha algum desnível precisa balancear.
     Como balancear? Bem simples, no meu caso e que pesquisei na internet, cortei várias tiras de fita isolante bem pequenos e fui colocando na hélice que estava mais alta até nivelar.



Existem vários modelos de balanceador com vários preços

-Calibrar os ESC
     É necessário calibrar os ESC para reconhecer o valor máximo e o valor mínimo de leitura do controle, toda vez que mudar o receptor é necessário calibra-lo novamente. Não só com controle, até fazendo teste usando potenciômetro ou utilizando um servo test precisa calibrar, como mostra no vídeo abaixo.



-Tipos de Hélices e Sentidos de Rotação
     Numa explicação bem clara, o motor com a hélice tem que pegar o ar que fica em cima e jogar para baixo para que possa começar a levantar vôo, mas precisamos saber que cada motor precisa rodar num sentido (de acordo com a hélice) para ficar estabilizado no ar, caso contrario irá subir "rodopiando".
     A imagem abaixo ilustra o sentido dos motores para um quadcopterto, mas cada drone com quantidade de motores diferentes tem uma montagem nesse aspecto. 


No meu caso, estou usando o QUAD X
     No Quadcoptero é necessario usar 2 pares de pas, cada par possui hélices com sentidos oposto uma das outras (CW e CCW, sigla ingles que e sentido horário e sentido anti-horáio), com isso junto ao motor que irá puxar o ar de cima e jogar para baixo


-Baterias
     Não tem muito o que explicar nas baterias e sim para prestar atenção que também existe uma ligação entre os ESC e o modelo de bateria. Precisa prestar atenção a especificação do ESC com qual bateria é compatível pela quantidade de celulas que a mesma possui.

     Bom pessoal, qualquer duvida só deixar comentário que responderei o mais rapido possivel. Com drone não sou nenhum expert mas estou tentando aprender o maximo para passar para vocês. Espero que tenham gostado e até a proxima

5 comentários:

Guaiamum Galego disse...

Aguardando ansiosamente o 3º post.

gta vice city disse...

Estou acompanhando, muito bom seu projeto e seus posts...

Unknown disse...

Desculpa a demora das postagens, aguardando material chegar para continuar com os posts... enquanto isso infelizmente tenho que esperar

Unknown disse...

Deixa eu te perguntar, você planeja automatizar ele todo ?? além disso, qual sua previsão de custo ?

Unknown disse...

Cara poderia me ajuda com um problema eu to quase no final do meu projeto do drone e queria saber se vc sabe algum shild legal e mais barato q p arduino explore pra fazer o controle do drone ?? Agradeceria sua resposta??
Jhonathanl360@hotmail.com

Postar um comentário

 
Blogger Templates