segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Serial Monitor

     Serial Monitor, localiza-se logo abaixo da barra de ferramentas como irei mostra logo a seguir. Esse ícone serve para exibir dados que vem da placa do Arduino ou enviar dados para o Arduino.


     Primeiramente para poder ver esses valores, logo no void setup() precisamos usar o Serial.begin(). Relembrando o quer seria isso, a função Serial serve para poder ter uma comunicação entre a placa e o computador e a função begin() é para definir a taxa de transmissão de bits por segundo para transmissão de dados serial, vale ressaltar que essas taxas são: 300, 1200, 2400, 4800, 9600, 14400, 19200, 28800, 38400, 57600, ou 115200. Mas geralmente é usado a taxa de 9600 bps.                                                              
    Logo relembrando isso, na programação dentro do loop() ou no setup() iremos usar outra função que seria o print() e/ou println().
     O comando print() podemos escrever qualquer coisa contanto que esteja entre aspas "", mas pode colocar a variável em que deseja visualizar o valor ou poder ver os valores da Tabela ASCII (logo iria colocar o valor logo depois desse valor a virgula e o formato (val, format)) e tudo é visto na mesma linha.
     O comando printiln() é idêntico ao print() sendo que depois desse valor irá pular uma linha na leitura.      


     A janela em que possamos ver o que deseja, basta clicar no Serial Monitor e abrirá uma janela como essa, logo a seguir. Mas só podemos ver essas variáveis contanto que o arduino esteja ligado ao computador pelo USB.


Como sempre espero que tenham entendido pessoal!!! Até....

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates