quarta-feira, 22 de junho de 2011

Conhecendo o arduino

          O arduino é uma plataforma open-source, é um software livre, a programação dele toda e inspirado em C/C++ (não é C/C++ todo). Esse hardware existe há pouco tempo foi feito em 2005 com intenção em projetos escolares de forma a ter um orçamento menor que outros sistemas de prototipagem disponíveis naquela época.
     Podemos fazer qualquer projeto que imaginar com o arduino, podemos usar todos os sensores que existir no arduino e até ligar motores também.
     No arduino existe módulos expansivos chamados de Shields que serve para estender a sua capacidade. Existe vários tipos de Shields (wifi, Bluetooth, motor, ethernet, etc.).
         Nesses links a seguir fala da programação do Arduino, falando da estrutura e de cada função: Programação Arduino.
     O Software do Arduino IDE é uma aplicação multiplataforma escrita em Java na qual é derivada dos projetos Processing e Wiring. Para a programação funcionar sempre precisar deixar declaradas duas funções:
  • setup() - Inserida no inicio, na qual pode ser usada para inicializar configuração;
  • loop() - Chamada para repetir um bloco de comandos ou esperar até que seja desligada;
     No link a seguir tem um vídeo que é um documentário sobre o arduino, o áudio está em inglês, mas a legenda em espanhol The Arduino Documentary e uma breve introdução do arduino:

Até mais pessoal, espero que tenha entendido tudo.
Fui!!!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates