terça-feira, 28 de junho de 2011

Sistema Sensor de Luz

     Vou explicar como montar um Sistema de Sensor de Luz. Antes de tudo, vocês devem ta pensando porque Sistema de Sensor de Luz e não um Sensor de Luz: Bom o sensor de luz nada mais é o componente que seria o LDR (resistor dependente de luz, que funciona da seguinte forma. Quando não há nenhuma luz na direção do componente a corrente é muito alta e quando coloca uma luz na direção dele a corrente vai diminuindo.). O Sistema de Sensor de Luz seria fazer que o arduino lê o valor que o LDR capta, mas fazendo um circuito para ter uma duração longa do componente.
     Lembrando também que existe varias maneiras de montar um Sistema de Luz desses, como infravermelho por exemplo, mas também em vez de fazer podemos comprar já pronto (no momento o único que vem na cabeça é o CNY 70). Esse sistema foi feito pelo Antonio (qualquer duvida carvalho.sistema@gmail.com) que faz parte da equipe de robótica da minha escola. 

Material Usado:
-2 resistores (1 de 470ohm e outro de 100kohm);
-1 LED de auto brilho;
-1 LDR;
-Fio cabinhos;
-2 Canudos (um fino e outro largo, estilo de Milk-Shake) ;

Circuito do Sistema:
Visão Lateral:
      No canudo como viram eu envolvi por fita isolante para direcionar a luz para uma única direção e também tirar um pouco da sensibilidade do LDR.

Visão Frontal:
     O LDR fica dentro do canudo melhor, isso foi para tirar a sensibilidade do componente e também como o LED está do lado, poderia afetar no resultado. Esse canudo pequeno também está envolvido por fica isolante.

     No caso esses Sistemas, eu vou utilizar para fazer um carrinho seguidor de linha com o arduino, só que no arduino cada cor o sensor vai ter um valor, mas eu só vou usar as cores brancas que será o fundo e preta que é a linha.

Espero que tenham entendido e qualquer dúvida é só comentar que responderei o quanto antes.
Até a próxima...

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates