segunda-feira, 11 de julho de 2011

Ponte H

     Agora é a vez de falar de programação desse CI, comentei só da montagem e de cada terminal. Mas essa explicação é bem curta é rápida.

     Como no motor comum só se usa 1 terminal do arduino, com a ponte H, usamos 2 terminais do arduino para cada motor. No caso de ligarmos um dos terminais o outro tem que está desligado e vice versa (ligou terminal 1, motor horário, ligou terminal 2, motor anti-horário ). Mas nunca pode ligar os 2 terminais ligados.

A programação fica assim (mas vou falar só do acionamento dos motores, porque qual terminal do arduino e o void setup() já conhecemos):

  analogWrite(motor_direito_frente, 255);     //Exemplo: terminal 10 do arduino
  analogWrite(motor_direito_atras, 0);     //Exemplo: terminal 9 do arduino
  analogWrite(motor_esquerdo_frente, 255);     //Exemplo: terminal 5 do arduino
  analogWrite(motor_esquerdo_atras, 0);     //Exemplo: terminal 4 do arduino

     Como viram que eu especifiquei o motor do sentido oposto do que desejo. Isso para o arduino ter certeza (porque podem ocorrer falhas) que o outro pino vai está desligado e não gerar conflito. Com essa maneira você precisa ficar digitando varias vezes isso. Existem várias maneiras para simplificar isso. Podemos em vez de ficar digitando isso várias vezes criar um comando e a partir do nome desse comando irá identificar o que deseja fazer. (exemplo: se eu digitar anda(); o arduino irá identificar que esse comando significar a programação que coloquei logo acima)
     Mas ensinarei logo como simplificar a programação e fazer esses comandos.


Espero que tenham entendido pessoal... Até mais...

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates