segunda-feira, 4 de julho de 2011

Sistema Sensor de Toque


     Explicar agora a montagem do Sistema Sensor de Toque, nesse projeto estou usando a chave switch mas podemos usar outros componentes como pushbutton ou que construirmos (ai sim, quando construirmos deixa de ser o sistema e sim só o sensor, mas o sistema é fazer que o arduino leia os valores).
     Vou usar esse Sistema para o meu projeto detectar se há ou não obstáculos à frente. Podemos usar outras maneiras para detectar isso, usando Ultrassom ou Detector de distancia (que usa o led infravermelho em alguns casos).

Material Usado:
-Chave Switch;
-Fios Cabinhos;
-Tubo (caneta velha);
-Resistor de 100kohm;
-Barra de Terminais Macho;
-Fita Isolante;

     Usei o tubo de caneta velha para pode prender o sensor numa ponta e a outra no projeto e também ta um alcance maior para que o projeto não fique muito encima do obstáculo. Para ter uma aparecia melhor peguei fita isolante e envolvi o tubo todo.

Esquema de como ficou o circuito, CF:Normalmente Circuito Fechado, CA:Normalmente Circuito Aberto, CM:Comum.

Nessa foto é o Sistema já pronto, com a fita isolante que comentei, para ficar firme os fios eu dei uns pingos de cola quente nas 2 extremidades da caneta, para fixar a chave switch e para os fios também.

     Esse esquema vai funcionar como no arduino: Quando a CF (que está conectado ao 5v) não estiver pressionado, que dizer que está passando corrente para o comum e o analógico do arduino fica lendo (como coloquei o resistor de 100kohm, varia de 0 - 900, diferença mínima).
     Quando pressionar a chave, o CF abre o circuito e o CA fecha. Mas como o CA está ligado a GND o analógico ver que não passa nenhuma corrente e o valor fica em 0 (pode variar um pouquinho o valor, fuga de corrente, de 0 - 20).

     Logo postarei como se programa, sendo que é idem a programação do Sistema Sensor de Luz, praticamente não há diferença e pode fazer nos 2 jeitos.

Até mais...

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blogger Templates