segunda-feira, 18 de julho de 2011

Configurando o Arduino no Windows XP

     Bom pessoal, para quem está começando a usar o Arduino e está tendo problemas ao reconhecer a placa ao computador, vou ensinar como instalar a placa do Arduino no computador (para o sistema operacional Windows XP):

     Geralmente não precisa instalar nada, quando conecta o hardware no computador, ele automaticamente reconhece e funciona normalmente. Mas sempre ocorrem erros e ai precisa instalar o drive da placa no computador. Olhando as explicações do Blog do Natanael, multilogica-shop e outros sites que pesquisei no Google.

Primeiramente, verifique-se se o cabo USB está funcionando muito bem, se há mau contato (se há solda junta) no FTDI (que fica localizado logo atrás do USB) que pode ter sido erro na fabricação. Configurou-se o programa do Arduino para a versão da placa certa e a porta certo (Tools > Board ou SerialPort). Feito isso, começamos a instalação do driver. Caso tenha duvida o que é FTDI:


     Baixe a ultima versão do Arduino que no momento é o arduino-0022. Conecte o Arduino no computador, ao conectar no canto inferior direito, deve aparecer um balão escrito que há um dispositivo desconhecido (se só aparecer isso, clicar nele e aparecerá uma janela, clicar em driver e atualizar driver) se não aparecer esse balão e logo de cara aparecer uma janela igual ao da imagem, selecione "Instalar de uma lista ou local específico (avançado) e em seguida, avançar:


     Logo após que avançar, vai pedir para você localizar o driver da placa, que está localizado (arduino-0022\drivers\FTDI USB Drivers), e clicar em avançar de novo, mas desmarque a opção Pesquisar mídia removível:


     Assim que avançar, vai carregar o sistema e deve aparecer uma tela que nem o da imagem, falando que o drive foi instalado:


     Feito isso, para testar mesmo se foi abre o programa arduino-0022, vai em File>Exemples>Basic>Blink para fazer o teste, vai ficar acendendo o LED do pino 13 por um segundo e desligar com o mesmo tempo, isso tempo todo (está dentro do loop).

     Caso, feito isso e deu erro quando carregou o sistema, falando que o driver não foi instalado. Instale o Java mais atual que existe É isso mesmo, nenhum outro tutorial fala isso, o ambiente de desenvolvimento do Arduino é implementado em Java, então você deve instalar o JRE na sua máquina para funcionar. Para isso acesse este link e baixe a versão mais atual do Java para sua máquina.

     Feito isso, tente novamente. Caso contrario, atualize o software do FTDI, acesse este link e pegue a versão mais atual e compatível com o seu sistema e faça a mesma coisa, mas só que... Na hora de localizar o driver, não é mais o driver do programa arduino (arduino-0022\drivers\FTDI USB Drivers) e sim o driver do FTDI que vai ser onde você descompactou no local que desejado e repita o mesmo procedimento até carregar.

     Feito isso, creio que o seu Arduino vai rodar no computador normalmente... Mas antes verifique tudo, como foi dito logo no início da postagem. Espero que isso ajude e muito vocês.

Até mais...

2 comentários:

Unknown disse...

Acabei de executar e imediatamente entrou na página sketch_aug13a - Arduino 1.0.2, ser qualquer outro procedimento. Achei rápido demais, bom muito bom!

sandro disse...

Esse FTDI eh uma praga. No desktop windows8 funciona normalmente mas no netbook XP realmente perdi mais de duas horas e interminaveis reinicializações e não reconhece a porta, péssimo!! Vou me desfazer desse promini e gravador por qualuqer trocado e produzir apenas com o Mega e Uno.

Postar um comentário

 
Blogger Templates